sábado, 24 de janeiro de 2015

Um pouco de precaução não faz mal a ninguém.



Rear Window, de Alfred Hitchcock (1954)

Durante o dia de hoje, nos tempos mortos, aproveitei para dar uma espreitadela em alguns blogues portugueses. Por norma, sigo dois ou três que considero proveitosos e não perco grande tempo com o resto. Ou porque a temática me passa ao lado ou, porque, somente, não me identifico com a escrita. 
Isto para vos falar que, numa dessas passagens rápidas, vi um vídeo, de uma rapariguinha nova e educada - mas incauta -  que se queixava, sem já grande consternação, da avalanche de comentários anónimos sobre a sua vida privada, nomeadamente sobre uma relação findada com um fulano qualquer que, vejam lá bem a tonteria, até já tinha fotografado para o blogue e feito uns vídeos, muito ao jeito: estamos muito felizes e o próximo passo é casarmos na igreja da Charneca, lá para o mês de Agosto. 
Pois embora isto não me diga respeito, traz-me ao pensamento o quanto esta sociedade se enreda em dar a conhecer a vida a toda a gente, na boa fé de que aquilo seja levado muito ao de leve, só para saciar um certo voyeurismo, assim muito ao jeito da Casa dos Segredos, mas mais polidinho. 
Infelizmente, para o bem e para o mal, quem não protege a sua vida e dos seus intervenientes, fica à mercê do enxovalho e do fel de qualquer pessoa menos bem intencionada. Andamos todos assim tão entorpecidos que devassamos a vida privada em qualquer taberna de web? E depois, se sim, então por que diabo ficam estes indivíduos tão afetados com o que fulano e sicrano escrevem ou pensam? Fossemos todos mais recatados e se separássemos o trigo do joio, estas tormentas eram todas escusadas. Porque, meus caros, não somos todos educados eximiamente e quem se descuida de si e dos seus, não pode ficar afetado com a brutalidade alheia, por muita náusea que cause.  

2 comentários:

  1. Isso é bem verdade.. postam todos os peidinhos que dão no facebook e depois admiram-se que são enxovalhados(as). Mas mais graça ainda é o facto de certas "senhoras bem formadas" encherem o facebook de fotos em bikini e receberem aqueles comentários típicos á gajo tuga e ficarem bastante melindradas. mas enfim, o que é nosso dia sem estas pérolas..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, a mim estas coisas nem para fazer rir. Acho triste que tenhamos perdido toda o decoro e não tenhamos mais barreiras para a exposição pública.Mas o que mais me impressiona é a surpresa que isto representa para estas pessoas, como se já não soubéssemos que poderia acontecer, que abrimos a porta para o bem e para o mal.

      Eliminar